Imprensa

10.07.2024

PIB das regiões de Bauru e Marília registra crescimento no 1º trimestre do ano

Site G1, de Bauru e Marília – 08/07/2024

O Produto Interno Bruto (PIB) das regiões administrativas de Bauru e Marília (SP) apresentou crescimento entre janeiro e março de 2024. A informação é da Fundação Estadual de Análise de Dados (Seade).

Segundo o órgão, a região de Marília, que compreende 51 municípios, registrou a terceira maior alta da economia paulista entre todas as 16 regiões administrativas do estado, com aumento de 2,1%. O PIB na região mariliense durante o período foi de R$ 12,4 bilhões.

A economia no centro-oeste paulista durante os três primeiros meses do ano também foi alavancada pela região de Bauru, formada por 39 cidades e que apresentou crescimento de 1,1% na comparação com o trimestre anterior, movimentando pouco mais de R$ 15,3 bilhões na economia paulista.

No acumulado dos três primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB da Região Administrativa de Bauru avançou 3,1%. Já Marília, por sua vez, recuou -1%.

O levantamento mostra ainda que a região metropolitana de São Paulo, formada pela capital, ABC, Guarulhos e Osasco, é a maior aglomeração do estado, apresentando a maior participação no total do PIB paulista, com 51,7%, seguida pelas regiões de Campinas (19,2%) e São José dos Campos (5,5%). As regiões de Marília (1,6%) e Bauru (2%) ficam, respectivamente, nas décima e oitava posições.

Já descontados os efeitos sazonais, o PIB do Estado de São Paulo avançou 0,4% no trimestre que vai de janeiro a março de 2024 em relação ao trimestre imediatamente anterior, de outubro a dezembro de 2023.