Imprensa

20.06.2023

Menor variação mensal de casamentos civis no Estado

Há alguns anos o Estado de São Paulo vem observando uma tendência de concentração de casamentos civis em dezembro, mês de férias, festas e de calor. Pela primeira vez em muito tempo, entretanto, análise da Fundação Seade que contempla o período entre 2018 e 2022 demonstra que, no último ano, dezembro não foi o pico, situando-se numericamente pouco abaixo de novembro e próximo de outubro.

A análise da evolução mensal dos casamentos civis processados pelo Seade indica alterações no padrão sazonal da nupcialidade. Ocorreu aumento em quase todos os meses pós-pandemia, mas o volume ainda permaneceu inferior aos meses anteriores ao período pandêmico. Em 2022, houve menor variação mensal no número de casamentos, mantendo a maior frequência de casos no segundo semestre.

No mesmo período de 2018 a 2022, fevereiro continua sendo o mês com menor número de uniões civis dentro de cada ano. Em 2018 e 2019, o mês de maio demonstrou uma leve subida em relação aos outros meses do primeiro semestre de cada ano, mas em 2020 esse número teve uma queda, perdendo inclusive para o número de casamentos civis registrados em fevereiro daquele ano.

Para Rosa Maria Vieira De Freitas, da Divisão de Projeções Populacionais da Fundação Seade, vale a pena ressaltar que as variações observadas nos meses de registros no período da pandemia e do pós pandemia devem ser vista com cautela, uma vez que a demanda ainda está se firmando e pode depender da disponibilidade dos cartórios e situação econômica dos noivos. “Pode ser prematuro afirmar que mês escolhido por noivos que se casam no civil no Estado vem mudando”, alerta.

Em 2021, os casamentos civis em maio voltaram a subir, se aproximando dos números de abril e junho, porém ficando abaixo do número de registros realizados em julho, outro mês de férias. Em 2022, o número de casamentos em maio manteve-se na mesma faixa que os casamentos do mês de abril, seguido de leve queda em junho e nova subida em julho, mês que vem apresentando aumento no número de casamentos civis desde 2020.

Consulte aqui.