Imprensa

10.07.2024

Pela primeira vez, Fundação Seade divulga projeção do PIB para as regiões do estado de SP

Para melhor compreensão da dinâmica de crescimento nas regiões paulistas, a Fundação Seade passa a divulgar, trimestralmente, as projeções do PIB para as regiões administrativas (RAs) do estado de São Paulo.

“As projeções são essenciais são essenciais para mapear as tendências de crescimento da atividade econômica regional, permitindo identificar áreas estratégicas para investimentos e ações do poder público que impulsionam o crescimento e a competitividade do estado de São Paulo no cenário nacional e internacional”, afirmou Vagner Bessa, economista da Fundação Seade.

De acordo com o novo indicador, as projeções econômicas para 2024 revelam um panorama de crescimento desigual nas diferentes regiões do estado de São Paulo. Enquanto a média estadual é estimada em 2,0%, algumas regiões se destacam com expectativas acima desse patamar, impulsionando a economia paulista.

A RA de São José do Rio Preto lidera o ranking com projeção de crescimento de 4,1%. Em seguida, aparecem as RAs de Ribeirão Preto (3,2%), Bauru (3,1%), Central (3,1%) e Araçatuba (3,0%). Também superam a média estadual a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e a RA de Franca, ambas com projeções de crescimento de 2,6%, Itapeva (2,4%), Santos (2,2%) e Marília (2,1%).

Algumas regiões, no entanto, aparecem com um desempenho abaixo da média estadual, caso das RAs de Barretos (1,7%), Presidente Prudente (1,6%), Sorocaba (1,1%) e Campinas (0,4%). As duas únicas RAs que apresentam tendência negativa são as de São José dos Campos (-1,1%) e Registro (-1,3%).

Consulte aqui.