Imprensa

05.08.2024

Compras on-line, uma realidade

O uso da internet para compras é impulsionado por uma combinação de fatores como a conveniência, possibilidade de comparar preços e variedade de produtos disponíveis. Aqueles que aderem ao comércio eletrônico valorizam a eficiência e a qualidade de suas experiências de consumo, o que tornou as compras on-line uma prática cotidiana entre os residentes no estado de São Paulo.

Pesquisa recente da Fundação Seade aborda os hábitos de consumo on-line no Estado de São Paulo, com foco específico na utilização de aplicativos para aquisição de mercadorias ou contratação de serviços. As informações resultam de pesquisas realizadas em 2023 e 2024, por meio de coleta remota, utilizando Unidade de Resposta Audível (URA). Os resultados revelam que metade da população usou aplicativos para compras ou contratação de serviços, sendo o celular seu principal meio de acesso e o cartão de crédito a modalidade de pagamento mais usual.

Os dados mostram ainda que a utilização de aplicativos no e-commerce é maior entre jovens, mais escolarizados e de maior renda, comportamento relacionado ao maior acesso e utilização das tecnologias de informação entre pessoas com esses atributos.

As compras por aplicativos são bastante usuais, 27% dos adeptos realizam aquisições diariamente, enquanto 63% ao menos uma vez por semana, 25% uma vez ao mês e apenas 12% declaram realizar esporadicamente. Esses números indicam que os usuários das compras por aplicativo o fazem com bastante regularidade, situação verificada também em 2023.

O segmento que realiza mais compras por aplicativos com regularidade diária é composto por pessoas entre 18 e 29 anos (34%). Nesse grupo, as habitualidades diária ou semanal atingem juntas o índice de 71%. Essa frequência diária declina conforme aumenta a idade: no grupo de 60 anos e mais, somente um quinto dos usuários realiza compras por aplicativo diariamente.

Compras on-line se tornaram um hábito, e entender esse comportamento ajuda a delinear a dinâmica econômica e comportamental dos usuários da internet. Nesse sentido, os estudos SP TIC da Fundação Seade têm sido úteis para identificar os principais aspectos dos hábitos de consumo no Estado.

Por Irineu Barreto, analista de pesquisas da Fundação Seade